Você já ouviu falar de impressão 3D, manufatura aditiva ou indústria 4.0?
Esta tecnologia está invadindo a medicina veterinária, trazendo inovações fantásticas ao segmento.
A impressão 3D está possibilitando desde a impressão tridimensional das imagens de tomografia computadorizada, o que pode auxiliar médicos no planejamento cirurgico, treinamentos e comunicação com os tutores. Pode também ajudar estudantes a ter peças da anatomia animal que apresentam patologias reais para estudos e trabalhos acadêmicos.
Outra possibilidade, é a criação de dispositivos como órteses, próteses e cadeiras de rodas que ajudam a dar qualidade de vida aos animais que sofreram amputações ou perderam o movimento.
A startup Pineal 5D, com sede em Curitiba, mergulhou neste universo em 2016, hoje esta empresa já apresenta projetos muito interessantes.
A empresa criou cadeiras de rodas 100% em impressão 3D, tanto de apoio pélvico como torácico. As cadeiras são totalmente personalizadas e projetadas para cada paciente, levando em consideração sua rotina.
Eles já criaram também, desde próteses e órteses para cachorro, gato, macaco e até mesmo um pato.
Todos estes projetos, podem ser encontrados navegando em seu site, www.pineal5d.com.br e também em vídeos em seu canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCWZ11hIYr42x-GH508ohOUw